terça-feira, 26 de abril de 2011

Apresentação

Fábricas de Rações
(Máquinas e Equipamentos)


Desenvolvimento de projetos específicos de fábricas de rações balanceadas para diversos segmentos, abrangendo desde o pequeno produtor até indústrias de grande porte, sempre acompanhando a constante evolução tecnológica do setor.

As fábricas de rações dividem-se em:

Mini - fábricas de 250 kg a 2 t/h – Normalmente são consideradas pequenos conjuntos de equipamentos destinados a moer o milho e a misturá-lo com outros componentes tipo farelo de soja, torta de algodão, etc, é composta basicamente de moinho de martelos, misturador vertical e alguns possuem inclusive balança para dosagem, outras trabalham com o material previamente pesados antes do processamento. (Ver página 7).

Pequenas fábricas de 4 a 6 t/h – Como tal consideramos também pequenos conjuntos com as mesmas características das mini-fábricas, porém já contando com certa preocupação e racionalização. Aqui já se apresenta a preocupação com a interligação dos componentes onde entram elevador, rosca e eventualmente sistema pneumático, apresenta também a preocupação de formar pequenos estoques. Invariavelmente já vem com balança de dosagem acoplada, mesmo que seja um equipamento simples digital.

Médias fábricas de 12 a 30 t/h – Este é o setor onde se encontra a maior disputa pelo mercado visto ser o porte de instalação que atende a demanda das integrações e cooperativas. Normalmente são unidades que necessitam contar com estrutura de armazenagem de matéria-prima como o milho, farelo de soja e outros, geralmente com projetos que apresentam fluxo inteiramente mecanizado, pequena demanda de mão-de-obra, níveis crescentes de automação industrial e peletização.

Grandes fábricas até 100 t/h – Setor só atingido pelas fábricas centrais das grandes integrações (Sadia, Perdigão, Chapecó, Aurora e Pif Paf) mercado seleto com poucos participantes, aqui geralmente encontramos fábricas com altos níveis tecnológicos a semelhança do que se faz na Europa. Fábricas verticais, equipamentos e sistemas totalmente automatizados, integração com compromisso de produção no contexto da estrutura do negócio, não se discute o preço dos equipamentos, tudo é feito visando absoluta segurança e alta tecnologia.
Venda de Projetos


Venda de Projetos Padrões – Nas faixas de 2 a 30 t/h, já previamente projetadas, orçadas e listadas.


Esses projetos estão em constante evolução e serão continuamente aprimorados através de reavaliações a cada negócio realizado e instalação posta em marcha.


Vendas de Projetos Especiais – Como tal definiremos quaisquer opções que não se enquadram aproximadamente entre os projetos padrões, e que, dependem de serviço de engenharia para elaboração de desenhos. Aqui mais freqüentemente encontraremos as solicitações de ampliações ou implantações em canteiros pré-existentes.


Vendas de Máquinas, Equipamentos e Peças Avulsas – Nesse caso consideramos a venda de quaisquer itens de nossa linha de produtos específicos para rações, ou qualquer outro seguimento que utilize as mesmas máquinas e equipamentos ex: indústrias químicas, farmacêuticas, fertilizantes, condimentos e outras.

É de salientar que produtos como moinhos de martelos, peneiras rotativas e silos quadrados ou redondos, tem grande procura, sendo itens de venda relativamente fácil para instalações existentes, na reposição ou ampliação.

Ao abordar a clientela do setor de rações é importante ter em mente que esse setor esta acostumado com atendimento mais voltado à prestação do serviço, um vendedor mais participante seguro e capaz de realmente oferecer produtos ou idéias possíveis de contribuir com soluções que venham de encontro aos interesses do cliente. Por isso, a boa preparação técnica do vendedor é definitivamente fator de garantia de sucesso neste setor.



Tipos de Fábricas de Rações



Pré-Moagem: Produtos são moídos separadamente antes da dosagem.
Pós-Moagem: Produtos são moídos conjuntamente após a dosagem.

Pré-Moagem
Com a pré-moagem os ingredientes são moídos individualmente, ou seja: o(s) moinhos(s) são dispostos antes da dosagem. Em plantas maiores, diferentes tipos de moinhos são utilizados para cada grupo de produtos.


Pós-Moagem
Com a pós-moagem os ingredientes são primeiramente dosados, pesados, e posteriormente são moídos. Este é o sistema que está sendo cada vez mais aplicado, pois permite que uma gama muito grande de produtos possa ser utilizada na produção de rações.


Fábricas de Rações

1 – Conjunto de Moagens Fina
Utilizado para moagens onde o produto final seja fino e uniforme.

Exemplos: Produtos alimentícios, condimentos, especiarias, casca de arroz, e outros.

É composto de Moinho de Martelos, Silo e Coletor de Pó em várias capacidades.

Opcional: Peneiras de classificação.


2 – Conjunto de Ração Para Eqüinos
Conjunto destinado à fabricação de ração para cavalos, onde utiza-se Cereais achatados, Forragens e Melaço.

Composto de Moinho de Martelos, Ciclone, Rosca Alimentadora, Amassador de Cereais e Misturador Horizontal.

Disponível em 2 Versões: De 500 Kgs e 1000 Kgs/hora.


3 – Conjunto de Peletização 1.000 e 1.500
Ideal para Haras, Confinamento, Granjas e Pequenas Indústrias de material peletizado.

Composto de Rosca de Alimentação, Silo, Peletizadora, Elevador de Canecas, Resfriador e Silo de Armazenagem.

Nas capacidades de 350 a 1.500 kgs/hora.

Opcional: Moinho de Martelos e Peneira de Pré Limpeza.


4 – Conjunto Moagem Mistura
Ideal para pequenas Fazendas e Confinamentos para aproveitamento de resíduo e sub-produtos de lavoura.

Composto de Moinho de Martelos, Ciclone e Misturador.

Nas capacidades de 1 a 4 t/hora.

Opcional: Peneira de Pré Limpeza, Silos Pulmões com Roscas Dosadoras, Misturador Horizontal, Conjunto de Peletização, Silos de Armazenar e Ensaque.



5 – Conjunto de Ração Balanceada
Ideal para pequenas e médias Fazendas, Granjas e Indústrias.

Aproveita todo resíduo de cereais e sub-produtos da lavoura.

Para se produzir rações de boa qualidade a custo baixo.

Composto de Rosca de Alimentação, Moinho de Martelos, Ciclone, Silo, Caçamba e Misturador Vertical.

Opcional: Peneira de Pré Limpeza, Silos Pulmões com Roscas Dosadoras, Misturador Horizontal, Conjunto de Peletização, Silos de Armazenar e Ensaque.

Disponíveis em capacidades de 1 a 6 t/hora.


Fluxograma

Fábrica de Ração - Capacidade: 6 t/h




Fábrica de Ração - Capacidade: 12 t/h


Principais Componentes de uma Fábrica de Rações


1. Moinhos de Martelos

Moinhos de martelos são máquinas largamente empregadas para processos de moagem dos diversos produtos que compõem as formulações de rações para animais e humanos.
O conjunto do rotor é composto de uma sucessão de martelos, alinhados, e fixados por eixos de altíssima resistência mecânica. Na região da circunferência externa do rotor são montadas duas peneiras, as quais têm por objetivo classificar a passagem do produto de acordo com o tamanho de partículas desejadas.
A alimentação dos produtos é realizada na parte superior do moinho com o auxílio de um dispositivo manual, ou motorizado. Já a saída do produto moído é na parte inferior do mesmo, tendo em alguns casos um sistema auxiliar de aspiração de ar, o que melhora a eficiência do processo.

2. Misturadores de Pás
(Aço carbono e aço inox com acabamento sanitário)


Os misturadores de pás representam a última inovação na tecnologia de mistura, e o seu desenvolvimento visou sobre tudo os aspectos de maior eficiência, flexibilidade e segurança de operação se comparados aos misturadores tradicionais. Os misturadores de pás são usados para misturar uma extensa gama de fórmulas utilizadas em indústrias alimentícias, químicas, farmacêuticas, e outras.
Podem ser aplicados em diversos sub-processos dentro de uma fábrica de alimentos balanceados, tais como: Produção de premix e/ou concentrados, produção de rações, mistura de produtos semi-acabados, com dispositivo de adição de líquidos e aditivos no produto final. Capacidade de 250 a 10000 litros.

3. Misturadores Contra Helicóide
(Aço carbono e aço inox com acabamento sanitário)

Os misturadores contra helicóide são largamente usados nos processos de mistura de vários produtos que compõem as formulações para alimentação humana e ração animal. Os misturadores contra helicóide são fornecidos com capacidade de 250 até 10000 litros.

4. Misturadores Verticais
São máquinas de construção muito simples, destinados a realização de mistura com baixos padrões de exigência, e em situações onde o tempo da operação não comprometa o rendimento do conjunto. São fornecidos com capacidade de 500, 1000, 1500 kg por carga, porém devido aos baixos níveis de eficiência só recomendamos a cotação quando por solicitação do próprio cliente, em situações que não impliquem responsabilidade pelo resultado final da mistura.

5. Pré Misturadores
São sistemas usados nas fábricas de pós-moagem com a vantagem de se moer simultaneamente diversos tipos de materiais, grãos ou farelos, o comportamento desses materiais gera níveis de exigência diferenciados de moagem, fazendo com que o amperímetro registre flutuações bruscas e acentuadas. A fim de evitar essas flutuações optou-se por pré-misturar os materiais garantindo um desempenho mais uniforme dos moinhos, reduzindo a necessidade de operadores e garantindo os ganhos idealizados na moagem integrada de vários produtos.

6. Misturadores em “Y” (Aço Inox)
Os Misturadores em Y destinam-se à homogenização de diversos componentes com características físicas variáveis formando um produto resultante com composição uniforme em qualquer amostra recolhida.
São constituídos de três tubos confluentes em formato Y que rotacionam no plano vertical, deslocam internamente dividindo-se e reagrupando-se, criando na região confluente uma região de atrito onde se processa a mistura.

7. Peneiras Rotativas – ART 40-60-90
Destinadas à classificação e limpeza de matérias-primas fareladas e ensacadas em fábricas de alimentos balanceados, proporcionam uma separação uniforme de impurezas como pedaços de madeira, pedras ou grumos de cereais. A utilização das peneiras auxilia, também, o desempenho dos equipamentos que dão seqüência ao processo, conferindo qualidade ao produto destinado à fabricação de ração.


8. Peneiras Rotativas Limpadora
A peneira rotativa limpadora é usada como uma máquina de pré- limpeza, especialmente para cereais, indústrias de produtos alimentícios, óleos vegetais, rações balanceadas, silos e armazéns.
É especialmente indicado para eliminar impurezas grossas como: palha, barbantes, papel, pedras, peças de madeirais, sacos plásticos, animais mortos, pedaços de ferro e grumos de cereais.


9. Máquinas de Pré-Limpeza e de Limpeza

As Máquinas de Pré-Limpeza e de Limpeza são equipamentos indispensáveis para a qualidade total no beneficiamento dos grãos, com ela permite-se separar impurezas grossas, médias e impurezas leves, que são decantadas para o ciclone, separando os grãos inteiros dos quebrados.
A Máquina de Pré-Limpeza e de Limpeza é uma máquina moderna, eficiente e de fácil instalação, permitindo grandes capacidades.
São fornecidos com capacidade de 6, 12, 25, 40, 60 e 80 t/h.

10. Ciclones

O Ciclone é utilizado para coletar o pó expelido pelas máquinas armazenando todas as impurezas em seu interior.
A instalação simples deste Ciclone se dá em espaço mínimo, e sua manutenção consiste apenas em trocar o saco de coleta sempre que estiver cheio.

11. Roscas Dosadoras Trua

Basicamente tem a função de transportar e dosar quantidades pré-estabelecidas de materiais que compõe cada formulação.
12. Roscas Transportadora Trua
Sistema prático e econômico de transporte e de média distância de cereais, farelos e granéis sólidos. A Rosca Transportadora Trua é utilizada na carga e descarga de silos, máquinas de pré-limpeza, secadores e em outros equipamentos de instalações de beneficiamento de grãos. Também pode integrar estruturas industriais e portuárias. Possui dimensões compactas, ocupando o mínimo de espaço mesmo para elevadas capacidades.

13. Transportadores de Corrente Redler
Versáteis no uso, são ideais para carga e descarga de granéis sólidos, transporte horizontal e descarga de silos, armazéns graneleiros, indústrias de esmagamento, fábricas de alimentos balanceados, moegas, máquinas de limpeza, secadores, entre outros equipamentos. Os Transportadores de Corrente Redler são facilmente instaláveis. Possuem corpo totalmente executado em módulos de chapa galvanizada parafusados entre si, com vedação contra pó. Redher Duplo


14. Transportadores de Palhetas Drag

Ideal para o transporte de materiais como componentes de alimentos para consumo animal ou humano, o Transportador de Palhetas Drag trabalha rapidamente, porém de forma suave, sem quebrar ou agitar demasiadamente os produtos.

Possui um exclusivo sistema autolimpante, próprio para transportar produtos passíveis de contaminação.

15. Correias Transportadoras
De construção robusta, as Correias Transportadoras possibilitam carga e descarga em qualquer ponto de seu traçado. O movimento é suave e silencioso, podendo ser num só sentido ou reversível. Alternativa prática e econômica para transporte horizontal de granéis sólidos em distâncias mais longas.

16. Elevadores Tipo Caneca

A linha de Elevadores é utilizada no transporte vertical de cereais a granel e farelos, com capacidades que variam de 8 até 400 t/h, e altura máxima de 55m. Um dos meios mais econômicos no transporte vertical de material a granel, os elevadores apresentam inúmeras vantagens, pois estão disponíveis em uma linha completamente padronizada, possuem dimensões compactas, ocupando o mínimo de espaço mesmo para elevadas capacidades.

Os elevadores agrícolas são compostos de pé auto-limpante, calhas, cabeça com acionamento, freio com contra recuo, plataforma de manutenção, escadas de acesso, correia e canecas.
Cada calha possui degraus para facilitar o acesso e guarda-corpo como itens de segurança.


17. Balanças Dosadoras

Tem função de realizar o controle cumulativo de cada porção de material enviado pelas dosadoras para a caçamba, apresenta inúmeras variantes de sistemas construtivos, podendo ser mecânica, eletrônica, ou uma composição dos dois sistemas.
Via de regra é o equipamento que determina a cadência da fábrica de rações, sendo o processo, operação das roscas transportadoras, abertura da caçamba, acionamento do misturador, acionamento da alimentação premix, etc.

Quanto ao sistema de medição propriamente, poderá ser por alavancas mecânicas ou por célula de carga ou com mostrador digital (hoje o mais usual), poderá estar ligada ao quadro de comando central e apresentar variados grãos de sofisticação inclusive acoplamento a sistemas informatizados de automação e controle.


18. Filtro de Mangas

O Filtro de Mangas é um separador filtrante de limpeza totalmente automática a ar comprimido por meio de jatos pulsantes (jet pulse). É utilizado para a filtragem de material particulado seco, contido em gases ou no ar ambiente. Construído em aço carbono de forma retangular em módulos, proporciona fácil retirada das mangas através do plenum de ar limpo pela parte superior, sua principal característica é a alta eficiência na limpeza para a regeneração do meio filtrante, aliada ao baixo consumo de ar comprimido. Devido ao sistema de limpeza otimizado, obtém-se uma vida útil elevada dos elementos filtrantes. Visando a segurança do trabalho, a troca das mangas é feita pelo lado do ar limpo, minimizando o contato com o pó durante a troca e ainda, os componentes são posicionados de tal forma que permitem uma fácil manutenção.

19. Válvulas Distribuidoras Rotativas

Este equipamento é utilizado na saída de Elevadores de Canecas para dirigir o fluxo dos produtos para várias direções. São para capacidades de vazão de 20 a 120 t/h. Estas válvulas podem ter seu acionamento mecânico ou eletrônico, através de motoredutor. Possui de 4 a 8 bocas de saída. É muito utilizado quando se recebe toda ou grande parte dos materiais de uma fábrica por uma recepção.

20. Peletizadoras

O setor poderá ser composto por uma ou mais máquinas peletizadoras, as quais realizarão o trabalho de condicionar adequadamente produto através de exposição ao vapor a alta temperatura, e, posteriormente prensar a ração condicionada da temperatura e grau de umidade adequados contra um conjunto de matrizes (anéis) os quais darão aos produtos o formato de peletz. As vantagens de tal procedimento são no sentido de melhorar a digestibilidade, agregar percentuais ideais de umidade, esterilizar o produto eliminando micro-organismo prejudiciais aos animais que irão consumir a ração, assim como também garantir uma melhor manutenção das características iniciais da ração quando armazenagem e do transporte.

21. Equipamentos


Pé de Elevador Misturador Contra Válvula Rotativa Dosador de Peneira de
Auto Limpante Helicóide Vitamina Limpeza



Moinho Aspirado Esteira Carreta Graneleira Rosca Tipo Calha Rosca Redonda


22. Silos

Armazenadores – Para Grãos
Armazenadores – Para Farelos – Concreto
Armazenadores – Para Farelos – Redondo (Chapa Lisa)
Armazenadores – Para Farelos – Quadrados (Chapa Lisa)

Desnecessário afirmar que a linha de silos metálicos cobre todas as alternativas de uso dentro das necessidades de armazenagem e industrialização de grãos, porém gostaríamos de alertar os seguintes fatos:

Armazenagem de Grãos
Normalmente o fabricante cria junto à fábrica um pulmão para armazenar o milho por períodos curtos, visto que a armazenagem de longo prazo normalmente é feita em outro lugar, aqui nossos silos e máquinas de limpeza encaixam-se perfeitamente. Normalmente o fabricante de rações adquire seu milho no mercado, razão porque, vindo já seco, não necessitam secadores nas instalações.

Silos de Processamento ou Expedição
Também nesse setor possui uma grande variedade de silos em formatos quadrado e redondo, essas duas opções têm seus aspectos positivos e negativos amplamente discutíveis, quase caso a caso.
Silos Redondos – Construídos em chapa lisa, soldado ou flageados podem ser construído em diâmetros que variam de 2 a 3m com alturas de até aproximadamente 12 metros, a espessura da chaparia varia, apresentam grandes volumes para transporte e exigem espaços maiores para instalação.

Silos Quadrangulares – Conforme a altura podem ser construídos em painéis de chapas lisas ou corrugados trapezoidalmente, também com secções variando entre 2 e 3m, são estruturalmente bem mais complexos e não alcançam as mesmas alturas, portanto são de menor capacidade, também são mais caros e mais difíceis de montar, em contrapartida são mais fáceis de transportar e ocupam menor área de fábrica.
No momento, por razões de otimização dos processos de fabricação, recomendamos sempre que possível a opção pelos silos redondos.


Tanto os silos redondos como os quadrangulares poderão ser fornecidos com as respectivas estruturas de apoio e sustentação.


Invariavelmente os projetos de fábricas de rações envolvem grandes obras de infra-estrutura tais como remoções, estruturas de apoio, flechamentos, coberturas, etc.


Acessórios para Silos:


- Controles de nível mínimos e máximo;
- Aeração e termometria nos silos de grãos;
- Saídas de ar para descompressão e saída do ar quente;
- Escadas internas e externas.

Observar:

- Silos para Farelos redondos ou quadrangulares sempre terão fundos inclinados a 60 graus no mínimo.

- Evitar detalhes construtivos tipo tirantes ou elementos estruturais que possam reter materiais gerando oxidações e contaminações.

23. Instalações de Automatização / Informatização

Viável em projetos pelo menos a partir de 12T/h, as vantagens da automatização da fábrica de rações são indiscutíveis, mesmo incontestáveis, pelos ganhos em controle de qualidade, agilidade, segurança, redução de MO, facilidade de integração com setores externos tais como controle de estoques, faturamento e cobrança, contabilidade e principalmente pela facilidade de variação dos receituários, buscando e comparando opções econômicas de matéria prima.

Painel de Controle


Telas do Supervisório


As peças de reposição são fabricadas seguindo rigoroso controle de qualidade e modernidade. Mantemos em estoque uma linha completa de canos, pendulares, bifurcadas, pontas móveis, entradas simples, duplas e triplas, amortecedores de silo, de secador, de fluxo e final de curso, curvas, presilhas, transições e peças sob medida.


DICAS PARA UMA NEGOCIAÇÃO EFICAZ



1. Planeje sempre – Tenha claro seus objetivos, e fixe precisamente dois números para você antes de iniciar as conversações: mínimo aceitável e o desejável. Lembre-se: antes de agir, ligue o cérebro.

2. Baixe a ansiedade - Construa alternativas para eventuais impasses. Ao planejar, pense em uma saída se a negociação se frustrar. Não se cobre ou se obrigue a chegar forçosamente a um acordo.

3. Seja ético - Ser correto vale a pena. Construa confiança praticando valores sadios e dando o exemplo.

4. Seja empático - Empatia é vital numa negociação. E na vida! Pergunte-se: qual é a lógica do outro? Quais são as necessidades e desejos dele.

5. Negociar exige Perguntas. Pergunte. Pergunte. Pergunte - Coloque o outro para trabalhar. Entenda as perspectivas e objetivos dele. Quem pergunta está no controle.

6. Ouça com atenção - Ouça a mensagem completa. Concentre-se. Não prepare resposta enquanto o outro fala. Separe as emoções das informações objetivas. Evite escuta seletiva. Mostre-se receptivo e interessado.

7. Diagnostique necessidades e desejos - Tome a negociação como um processo de análise de problema e tomada de decisão. Entendendo o quê o outro precisa e quando, você passa a ter uma condição privilegiada na negociação.

8. Tenha sempre mais de uma alternativa - A riqueza de argumentos é essencial para os resultados da negociação. Utilize-se da fórmula TIP – Tempo, Informação e Poder.

9. Controle os nervos - Pratique a tolerância e a arte da compreensão. Não agrida. Mantenha o bom humor.

10. Lembre-se de que as pessoas têm ego - A maior necessidade do ser humano é ser entendido e apreciado. Pense nisso no decorrer da negociação.

11. Seja flexível - Negociação é troca de propostas. Não é uma batalha para enaltecer egos. Seja o que é barato para você mais importante para o outro. Vá aos poucos, não ceda tudo de uma só vez. Permita que a outra parte proponha. Pergunte-lhe sempre: o que você sugere?

12. Pratique a negociação ganha-ganha - A negociação só é boa se, além de você, o outro também ganhar. Exemplo: num acordo entre supermercadistas, o acordo só é ganha-ganha, se o cliente também ganhar.

3 comentários:

  1. Prezado Leandro,
    Parabéns pelo conteúdo do blog.Preciso de um misturador tipo Y,pequeno.Passe seu tel ou email.Estou em chapecó todas as semanas.
    Cordialmente,
    J.Américo G Dornelles

    ResponderExcluir
  2. Meus contatos:
    E-mail:vet.americo@gmail.com
    Skype :americoviprico
    Cel (vivo):+55 55 9643 0415
    Rio Grande do Sul-Brasil

    ResponderExcluir
  3. Prezados,

    Achei extremamente interessante e oportuno a forma de apresentação de vossa empresa e produtos.

    Neste momento, estamos previlegiando um projeto piloto, que contempla uma mini-fabrica que pode
    variar entre 250 a 2 ton.

    Precisaria que me enviassem orçamento acompanhado se possível de planta fisica de espaço necessário,
    para que possamos definir a nossa opção final.

    Abraços e parabens, fiquei bem imprecionado!!

    Fred

    ResponderExcluir